Por: Hynara Versiani 534g23
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou na noite de quinta-feira (22), no Plenário Juscelino Kubitschek, uma Reunião Especial para conceder o título de cidadão honorário mineiro ao empresário português Jorge Rebelo de Almeida. Fundador e presidente do Grupo Vila Galé, ele foi homenageado por iniciativa do deputado estadual Mauro Tramonte.
O reconhecimento foi motivado pelas contribuições do empresário ao desenvolvimento turístico do Estado, especialmente com a instalação do hotel Vila Galé Collection Ouro Preto, previsto para ser inaugurado neste sábado (24). O empreendimento ocupa o antigo prédio do Colégio Dom Bosco, imóvel de relevância histórica localizado em Cachoeira do Campo.
Jorge Rebelo de Almeida. Fundador e presidente do Grupo Vila Galé
Durante a solenidade, Mauro Tramonte destacou o impacto positivo da atuação de Rebelo de Almeida no Brasil e, agora, em Minas. “Hoje é um dia muito especial para o nosso Estado. Recebemos um cidadão ilustre de Portugal, que escolheu essa terra para fazer parte da sua trajetória inspiradora. Mais do que erguer hoteis, ele transforma cidades, capacita equipes locais e gera emprego e renda”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite, também saudou o homenageado e enalteceu o papel do turismo na economia mineira. “É muito bom ter aqui pessoas que geram emprego, renda e, mais do que isso, mostram Minas Gerais para o mundo. Nada mais justo que essa Casa reconheça o dinamismo de Jorge Rebelo com este título”, declarou.
Presente ao evento, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, considerou a entrega da homenagem como um marco. “Jorge Rebelo implantou um projeto que transforma completamente o turismo em Minas. O hotel será um divisor de águas, inserindo o Estado em um novo patamar no cenário internacional”, disse.
Em entrevista, o homenageado falou sobre sua relação com o Estado. “Gostei muito de Minas. Fiz boas amizades, e este reconhecimento é muito bonito e simples. É um amor recente, mas intenso”, declarou Rebelo.
Sobre o novo empreendimento, ele afirmou que o projeto foi escolhido por ser uma oportunidade de recuperar um patrimônio histórico com valor simbólico. “Se vamos construir algo e esse algo for uma recuperação do patrimônio envelhecido, o prazer é redobrado”, afirmou.
Ao receber o título, Rebelo de Almeida ou a ser, oficialmente, um cidadão mineiro — de coração, como já o consideravam os organizadores da homenagem. “Ele se identifica com a comida, com o povo, e agora a a ser, de fato e de direito, parte da nossa história”, afirmou Mauro Tramonte.
Inauguração do Vila Galé em Ouro Preto prevista para sábado (24)
O empreendimento, chamado Vila Galé Collection Ouro Preto, ocupa o prédio onde funcionou o Colégio Dom Bosco, uma construção com mais de dois séculos de história. Ele contará com 350 apartamentos e infraestrutura diversificada para atrair famílias e eventos.
O hotel está instalado em uma área de 275 hectares, com cachoeira, pomar e espaço para lazer em meio à natureza. Segundo o presidente do grupo, o espaço também oferecerá cinco piscinas, spa, área infantil, centro de eventos e um haras em parceria com o empresário Marcelo Tostes. “Será uma oferta ampla e diversificada, pensada para toda a família”, disse Rebelo.
Além de promover o turismo, o empreendimento deve gerar centenas de empregos diretos e indiretos, impactando positivamente a economia local e a cadeia produtiva do setor.
Fotos: Hynara Versiani/TerritórioPress